Quantas curtidas e compartilhamentos esperar de seus posts no Facebook?

Um post com, por exemplo, 40 curtidas e 10 compartilhamentos pode perfeitamente figurar como Pop Star enquanto um post com 2.000 curtidas e 100 compartilhamentos pode ser classificado como inútil. A posição que cada um vai ocupar na Matriz Visibilidade x Influência depende da quantidade de fãs na página. Vejamos exemplos reais. No dia 8 de agosto de 2016, a start-up PetZap publicou este post:

como-mensurar-o-desempenho-de-posts-no-facebook-post-petzap

Na ocasião, a fan page contava com 744 fãs. A postagem obteve 282 curtidas, que equivale a 37,9% do total de fãs, e 24 compartilhamentos, correspondente a 3,2% do total. São índices estratosféricos, considerando que as médias globais dificilmente passam de 1%.

Vejamos agora a publicação de uma página bem mais popular, como a marca de chocolates Garoto. O post abaixo, também publicado em meados de agosto, obteve 2.217 curtidas e 160 compartilhamentos.

como-mensurar-o-desempenho-de-posts-no-facebook-post-garoto

São resultados muito superiores aos da PetZap em números absolutos, mas relativamente inferiores. Em comparação aos 12,7 milhões de fãs da página da Garoto, o post obteve taxas de 0,02% de curtida e 0,001% de compartilhamento.

Para entender quais médias esperar, fizemos pelo All Metrics um levantamento. Pesquisamos 7.008 posts no Facebook publicados em agosto ou setembro de 2016 por 359 fan pages. As páginas foram escolhidas aleatoriamente, mas são todas de empresas de portes e indústrias variados. Não entram nessa amostra páginas pessoais, de comunidades ou causas. A partir dessa amostragem, chegamos às seguintes médias:

0,70%
Taxa de curtidas
0,11%
Taxa de compartilhamentos

Na prática, isso significa que:

Tiago Cordeiro, da Textual Comunicação, tem vasta experiência em gestão de conteúdo para grandes marcas em redes sociais. Em sua visão, cada vez mais o mercado busca indicadores que possam estar conectados aos propósitos centrais da marca.

“O foco em resultados mostra que o mercado está cada vez mais maduro. Em 2007 e 2008, era muito comum as empresas fazerem a campanha pela campanha. Hoje em dia, as empresas têm objetivos variados. Algumas querem vendas, outras querem branding e outras, relacionamento. Mas, em geral, elas querem criar audiência nos canais para, então, gerar leads.”

banner-linha-fina-como-mensurar-o-desempenho-de-posts-no-facebook

Médias por faixa
As médias apresentadas até aqui são globais. Observando os resultados de forma mais aprofundada, é possível verificar que, quanto maior a quantidade de fãs da página, menores são esses percentuais. Para ser ainda mais específico você pode — e deve — buscar as médias por faixa, que variam de acordo com o número de fãs da página conforme mostra a tabela abaixo.

Quantidade de fãs Curtidas Compart.
Até 10 mil 1,83% 0,35%
De 10 mil a 100 mil 0,73% 0,08%
De 100 mil a 1 milhão 0,36% 0,05%
Mais de 1 milhão 0,21% 0,04%

Por exemplo, a página do Teatro Mack, da Universidade Mackenzie, de São Paulo, tinha 847 seguidores em novembro de 2016, enquadrando-se na primeira faixa apresentada na tabela. É esperado que cada post seu tenha em curtidas o equivalente a 1,83% da quantidade de fãs — 1,83% vezes 847 resulta em 16 (valor arredondado). E é esperado que tenha 0,35% compartilhamentos — algo em torno de três.

Já a conta brasileira do canal National Geographic contava com 57.668.871 fãs no momento da pesquisa. Aplicando os percentuais da quarta linha da tabela (0,21% e 0,04%), espera-se que cada post tenha 121.105 curtidas e 23.068 compartilhamentos.

Para efeito de aplicação desses dados na Matriz de Visibilidade x Influência, a conta é simples. Todo post do Teatro Mack que obtiver 16 ou mais curtidas fica na parte superior do gráfico. E aqueles que tiverem três ou mais curtidas, ficam na parte direita. Para a National Geographic, o princípio é o mesmo. Só mudam os valores: 121.105 e 23.068, respectivamente.

Assista
Para entender o conceito da Matriz de Visibilidade x Influência, assista ao vídeo abaixo, de pouco mais de 3 minutos, publicado no canal do All Metrics no Facebook.

Leia também
Como mensurar o desempenho de posts no Facebook?